Início Noticias Ilha Bela Projeto de sustentabilidade do Paço Municipal é apresentado aos servidores

Projeto de sustentabilidade do Paço Municipal é apresentado aos servidores

20
0
COMPARTILHAR
Projeto de sustentabilidade do Paço
Projeto de sustentabilidade do Paço
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A apresentação foi realizada no auditório do Paço com a presença de vereadores e secretários

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, Obras e Habitação, apresentou nesta quarta-feira, 6, aos servidores públicos municipais o projeto de sustentabilidade do Paço Municipal, que tem o objetivo de melhorar as condições de trabalho e de atendimento à população, ao solucionar os problemas do prédio entregue em 2016, como excessos de calor e luminosidade e o risco de acidentes com pássaros nas fachadas em vidro.

A arquiteta e urbanista, Adriana Noya, especialista em arquitetura sustentável, apresentou os problemas do prédio e as soluções possíveis.  Já o arquiteto e urbanista, Marcos Janeiro, mostrou levantamento feito sobre a insolação no prédio e saídas para amenizar a questão.

Os estudos dos arquitetos e urbanistas apontam que a construção, com blocos de vidro, tem alguns problemas graves, que prejudicam o trabalho dos servidores e o atendimento à população, como: excesso de calor e de claridade, ausência de paisagismo ao redor dos blocos, que causam acidentes com pássaros e falta de cobertura no piso superior, entre outros.

De acordo com os profissionais da área, a solução encontrada para o conforto térmico e luminoso prevê a instalação de película redutora de calor e sombreamento do prédio com jardins verticais próximos ao vidro e arborização no exterior da construção, além de instalação de cobertura retrátil, conhecida como “abre e fecha” no corredor do piso superior.

O secretário de Planejamento Urbano, Obras e Habitação, Luiz Paladino, explicou que a proposta do projeto sustentável é a que causa menos impacto ambiental, porque resfria a edificação e garante sombra. “Estamos qualificando as fachadas e criando conforto térmico. É uma solução que garante qualidade ambiental e visual”, destacou Paladino.

O prefeito, Márcio Tenório, falou sobre a importância do investimento. “Queremos melhorar as condições do prédio para os servidores, que sofrem com os problemas da inadequação do espaço público. Queremos oferecer melhores condições de trabalho aos funcionários que trabalham no paço e à população que transita pelas secretarias, órgãos públicos e pelo auditório”, afirmou Márcio Tenório, lembrando que esse é o primeiro projeto que objetiva levar sustentabilidade aos prédios públicos.

O prefeito anunciou no evento que o pagamento da segunda parcela do 13º dos servidores será efetuado no dia 8 e o pagamento do salário ocorrerá no dia 27 de dezembro.

A apresentação do projeto aos servidores foi acompanhada pelo prefeito, Márcio Tenório, pela vice-prefeita, Gracinha Ferreira, pelos vereadores Gabriel Rocha, Salete Magalhães e Anísio Oliveira; além de secretários municipais: Ricardo Fazzini (Desenvolvimento e do Turismo), Nuno Gallo (Cultura), Mauro de Oliveira (Meio Ambiente), Luiz Lobo (Planejamento e Gestão Estratégica), Osvaldo Julião (Administração), Tiago Correa (Gestão Financeira), Beto de Mazinho (Esporte) e Vinícius Julião (Advocacia Geral).

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui