Início Noticias Equipes de Saúde de Ubatuba realizam monitoramento rápido de cobertura vacinal

Equipes de Saúde de Ubatuba realizam monitoramento rápido de cobertura vacinal

8
0
COMPARTILHAR
Equipes de Saúde de Ubatuba realizam monitoramento rápido de cobertura vacinal
Equipes de Saúde de Ubatuba realizam monitoramento rápido de cobertura vacinal
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Com o objetivo de definir ou redefinir ações de vacinação, melhorar a cobertura vacinal no município e aumentar a imunidade da população, reduzindo a incidência de doenças, nos próximos dias 9 e 16 de dezembro, as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e da Vigilância em Saúde de Ubatuba realizarão o Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal (MRCV).

A atividade é recomendada pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para supervisão das ações de vacinação e é adotada em vários países das Américas. Trata-se de uma atividade de campo, feita a partir da visita casa a casa, na qual o comprovante de vacinação do residente que faz parte do público-alvo pré-definido é avaliado para uma ou mais vacinas.

Neste ano de 2017, o MRCV irá avaliar a situação vacinal das crianças de 6 meses a menores de 15 anos de idade. Na ação, que é uma sequência da campanha de multivacinação realizada entre 11 e 22 de setembro, as equipes de agentes comunitários, técnicas de enfermagem e enfermeiras vão nas casas de cada família da comunidade para conversar, verificar a carteira de vacinação, aplicar vacinas que eventualmente faltarem ou orientar para ida ao posto de referência.

Esse levantamento irá subsidiar os profissionais de Ubatuba no planejamento, execução e avaliação da aplicação das vacinas do calendário nacional no grupo elegível. “Isso permite analisar os diferentes motivos pelos quais a população deixa de tomar uma vacina e implementar ações que garantam a imunoproteção de toda a população”, explica Elisabete Cabral Borges de Matos, da Vigilância em Saúde.

O MCRV irá cobrir 22 regiões da cidade e cada equipe deve avaliar um total de 30 crianças na faixa etária estabelecida. Crianças e adolescentes fora da idade estabelecida ou crianças que estejam apenas temporariamente no domicílio visitado, como turistas, não serão incluídas no monitoramento. Cada agente preencherá as informações em planilha pré-definida que, após o monitoramento, é entregue à Vigilância em Saúde para sistematização dos dados.

Regiões onde haverá o monitoramento

Dia 09: Estufa I, Fortaleza, Itaguá, Jd. Carolina, Perequê-Açu, Perequê-Mirim, Picinguaba, Puruba, Saco da Ribeira, Sumaré e Tabatinga

Dia 16: Corcovado, Estufa II, Horto, Itamambuca, Marafunda, Maranduba, Rio Escuro, Sesmaria, Taquaral, Ubatumirim e Umuarama

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui